Procedimento do Tratamento Involuntário


Procedimento do Tratamento Involuntário

O procedimento do tratamento involuntário é muito questionado, afinal com o aumento dos dependentes químicos as coisas ficaram um pouco mais complicadas, e essas informações são algumas das mais buscadas. Os tratamentos e a internação involuntária parecem muito complicados, porém são mais simples do que parecem.

Os familiares têm muitas dúvidas com relação aos processos tanto da internação quanto como funcionam os tratamentos. Muitas pessoas ainda têm aquela ideia errada de que os centros de recuperação são ruins e que os tratamentos são que nem os de filme ou novelas que retratam uma realidade que não existe.

 

O que é uma clínica de recuperação?

A clínica de recuperação é um centro especializado em tratamentos para dependentes químicos e também para alcóolatras, elas são focadas na recuperação do paciente e fazem os tratamentos conforme o grau de dependência química ou alcoólica que o paciente se encontra.

Nela existem enfermeiros, médicos, psiquiatras e até mesmo terapeutas que ficam disponíveis ao paciente geralmente em tempo integral. Dessa forma a intenção é tratar o dependente de forma que o mesmo se sinta forte novamente e consiga ainda se recuperar rapidamente e com eficiência.       

É bem comum que as clínicas fiquem em locais mais afastados e próximos da natureza, visto que a intenção é fazer os pacientes se conectarem novamente com seu eu interior. Em seu interior possuem todas as acomodações e atendimento hospitalar caso seja necessário, são bem equipadas e possuem profissionais de plantão para avaliar caso seja necessário.

 

Quais os tipos de procedimento do tratamento involuntário?

O tratamento involuntário nada mais é do que um tratamento comum para dependência, porém forçado contra a vontade do paciente. Para isso existe um processo chamado de internação involuntária que deve ser sempre solicitada por alguém da família do dependente químico ou alcoólico dessa maneira alguns procedimentos devem ser realizados.

O ideal é que o dependente aceite o tratamento de dependência química e alcoolismo oferecido, porém entendemos e sabemos que a grande maioria dos dependentes não aceita o tratamento oferecido e não se reconhece como doente. Dessa maneira acabam por forçar a família a assumir essa responsabilidade tirando do dependente o livre arbítrio de realizar ou não o tratamento de dependência química e alcoolismo.

Na hora de solicitar a internação involuntária, tenha em mente que essa internação é amparada por lei, logo você não terá problemas ou dificuldades na solicitação. A lei 10.216 de 06 de abril de 2001 prevê que a família tome a decisão pelo dependente visando a proteção física e a integridade do mesmo, além de proteger a integridade da sociedade.

Após a escolha do centro de recuperação a família deve então conversar com a equipe médica, expor a situação e mostrar detalhes do que tem acontecido. Após essa conversa, geralmente a clínica de recuperação possuem um pessoal para remoção do paciente. O paciente é levado até o centro onde é avaliado pessoalmente pelo médico responsável, após o mesmo emite um laudo para o Ministério Público.

 

Escolhendo o centro de recuperação ideal

Antes de tudo é claro que a família acaba pesquisando, procurando e tentando entender como funciona a clínica de recuperação. Para que você consiga encontrar a melhor clínica o ideal é sempre visitar o local, avaliar o ambiente e avaliar também os locais do centro de recuperação.

O centro de recuperação ideal é aquele que demonstra toda a transparência com referência aos tratamentos realizados e também com relação a ajuda psicológica para a família. Afinal, a família sofre tanto quanto o dependente químico ou alcóolatra devido justamente a negativa do paciente em fazer os tratamentos.

Após a escolha da clínica os familiares devem ir até o local e conversar com toda a equipe que irá atender seu familiar, verificar as referências, avaliar a formação e a ficha dos mesmos. Após ter todas as dúvidas tiradas, ver as opções de tratamentos que são realizados e avaliar os valores então é hora de solicitar a remoção do dependente.

Conclusão

A Clinica de Recuperação Casoto - Tratamento de Drogados e Alcóolatras Involuntário realiza a 16 anos internações no Brasil e por esse motivo possui grande referência e também sucesso na recuperação de dependentes químicos e alcóolatras, venha nos fazer uma visita e saber um pouco mais.

Entramos em contato

Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?