Clínica de Recuperação em Itapevi


Clínica de Recuperação em Itapevi

No Brasil existem várias instituições que servem para tratar a dependência química de pessoas viciadas em álcool e drogas e em Itapevi não é diferente. Elas estão espalhadas por todos os estados e possuem várias características diferentes de recuperação.

Essas instituições tanto podem ser particulares como públicas, onde na primeira o paciente deve arcar com mensalidades para ajudar no custeio do tratamento e na sua permanência na unidade.

Já o segundo, vive de doações ou convênios com igrejas e outras instituições, e até mesmo com o ganho do trabalho dos usuários.

A internação nessas instituições pode acontecer pela vontade do paciente ou até mesmo pela vontade da família, que passa a ser responsável por aquela pessoa.

Composição da Equipe

Cada instituição tem sua maneira de trabalhar e uma equipe específica. Na maioria delas existem médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais e outros mais para ajudar no tratamento desses pacientes.

Uma equipe multiprofissional se faz necessária para que possam ver o paciente como um todo e com isso melhorar a assistência oferecida. È mais fácil tratar uma pessoa doente quando sabemos tudo sobre sua vida, desde biológico e o psicossocial.

Características dessas instituições em Itapevi

O problema da dependência química não é só do paciente em questão. Muitas vezes esse paciente sofre algum tipo de abuso ou até mesmo sua questão social atrapalha e o leva a fazer uso de drogas ilícitas.

As instituições de recuperação em Itapevi além de possuírem uma equipe multiprofissional, possuem estruturas que ajudam no conforto do paciente. Lá eles vão se sentir mais a vontade para realizar o tratamento. Existem momentos de lazer e de trabalho, o que proporciona ao paciente ter uma profissão.

Existem também oficinas de aprendizagem, onde os usuários participam de rodas de conversas, expõem suas aflições e o que aprenderam de bom. Isso faz com eles se sintam mais a vontade e mostrem o que eles estão sentindo ao passar pelo tratamento.

Uso de drogas

Infelizmente, vem acontecendo um aumento característico de pessoas que estão fazendo uso de drogas ilícitas. Geralmente isso acontece por falta de informação ou até mesmo por curiosidade em experimentar a droga ou bebida alcoólica.

Outro fator importante é a questão social, onde problemas como a falta de emprego faz com que as pessoas busquem aliviar a tensão usando esse tipo de coisa como se resolvesse o problema; só que ele vai está criando outro bem maior.
Por isso a importância da família e das intervenções sociais para orientarem sobre o uso de substâncias químicas.

 

 

Entramos em contato

Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?