O que é Internação Compulsória


O que é Internação Compulsória

A internação compulsória é um dos métodos encontrados para poder internar pessoas que sofrem de algum tipo de dependência química, já que pode ser amparada pela Lei que foi criada para a internação involuntária. Onde a mesma dá todo o respaldo para que a justiça determine a internação do indivíduo, isso feito com as devidas formas legais.

Internação Compulsória

Esse tipo de internação é feito em casos onde o paciente não concorde ou não queira ser internado, isso acontece mais precisamente com pessoas que sofrem com o vício da dependência química. A atitude é tomada a partir do momento em que o dependente demonstra que não consegue mais tomar decisões sobre sua própria vida.

Como é feita?

É feita baseada em laudos que são expedidos por médicos, psiquiatras e psicólogos, onde os mesmo avaliam esse paciente e chegam a uma conclusão plausível para que seja pedida sua internação. Deve ser feita por uma equipe muito bem preparada para este tipo de internação.

Já que é feita sobre forma de protesto tanto do dependente quanto de algumas pessoas próximas dos mesmos, tipo os familiares.

Pode ser contestada?

Pode sim, a internação pode ser contestada pela pessoa que for internada como também seus familiares, para isso é preciso que se procurem meios legais através de um advogado onde o mesmo vai entrar no Ministério Público com uma petição. O advogado vai mostrar
através de provas legais que servirão como habeas corpus.

Mais vale salientar que este processo não é tão fácil, já que quando tomada a decisão pelo juiz ele já está totalmente amparado pela justiça e pelo Ministério Público, ou seja, vai ser uma longa briga até que se consiga ou não essa liberação da pessoa que foi internada.

O que o juiz avalia?

O juiz que tomará a decisão vai avaliar todos os laudos apresentados pelos profissionais especializados na área, como também indicará um local apropriado para que seja feito o internamento do paciente. Dando as melhores condições ao dependente e sua própria família.

A internação compulsória é uma experiência bastante difícil e muitas vezes bem traumática para as pessoas que estiverem no local em que for feito o resgate do paciente. Com isso pode trazer muitos aborrecimentos e tristeza para seus familiares, já que não sua grande maioria é feito o uso da força ou até mesmo de sedativos para que o paciente não resista.

Entramos em contato

Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?