Residência Terapêutica

Residência Terapêutica


Residência Terapêutica, Moradia

Essas residências terapêuticas são locais onde abrigam as pessoas as quais são acometidas por algum transtorno ou doença cujas mesmas sejam para a vida toda e que não convivem mais com suas famílias ou residências familiares.

Ainda para as pessoas que ficaram durante um período muito grande em regime de internação fechada e que não podem mais conviver em sociedade.

Quais os Cuidados são feitos em uma Residência Terapêutica?

Os cuidados nessas residências são praticamente os mesmos de uma clínica, já que existem profissionais do mesmo jeito das clínicas e com as mesmas capacidades profissionais das mesmas. Só que suas particularidades é dar um maior conforto mental para essas pessoas.

Com isso tirando-as de regimes mais fechados e dando a oportunidade de viver em um lugar com os aspectos mais parecidos com os lares que a muito não vêem.

Quem pode ser beneficiado?

Os beneficiados são pessoas que são atendidas pelos órgãos e programas públicos, as quais não têm mais para onde ir depois de um determinado tempo de internação e que não podem mais viver em sociedade, por isso são encaminhados para estas residências, onde vão ter todo o apoio como se fossem em suas próprias casas.

Também são beneficiadas pessoas que não tem família e encontram-se abandonados devidos sua situação de saúde mental ou até mesmo as pessoas que sofrem com os maus tratos de familiares. Isso é bem mais comum com moradores de rua.

Pode ter Parcerias para este Programa?

É possível sim, uma vez que são instituições públicas que podem fazer parcerias com entidades privadas que venham a ajudar da melhor forma possível e que não visem ganhos financeiros. E essas parcerias devem conter em contrato para que não haja mal entendido.

Quais os Tipos de residências Existem?

Os tipos podem variar de acordo com os moradores que vão habitar a casa, mais em geral podem ser feitos dois modelos mais específicos em alguns casos como no caso da casa ter moradores idosos e preciso adaptá-la para os idosos.

E o outro modelo pode ser um local onde os moradores ou visitantes possam fazer algum tipo de atividade seja de trabalho artesanal ou qualquer outro e até ter algumas atividades de lazer.

Com isso podemos notar a importância dessas residências na vida e no dia a da das pessoas que não tem ou não se adaptam mais nas suas antigas residências familiares, com isso trazendo um conforto maior.