Usuário de drogas: Como identificar e buscar um tratamento


Usuário de drogas: Como identificar e buscar um tratamento

Usuário de drogas: Como identificar e buscar um tratamento: O tratamento para parar de usar drogas deve ser iniciado quando a pessoa apresenta dependência química que coloca em risco sua vida e traz danos para ela própria e seus familiares. O essencial é que a pessoa queira parar de usar a droga e se tratar, pois a força de vontade é o ingrediente mais importante para que a equipe de saúde e os familiares consigam ajudar a largar o vício.

Do ponto de vista legal e de acordo com o artigo 28 da lei 11.343/2006, um usuário de drogas é todo e qualquer indivíduo que quando não autorizado ou incompatível com leis ou regulamentos, tem a posse de drogas para consumo pessoal, armazenamento, transporte ou quaisquer outros fins.

Tal termo, apenas ressalta a marginalização de um problema de saúde pública. 

Ser usuário de drogas carrega um estigma de malandragem e um peso social muito grande em cima do indivíduo. 

Temos ciência que ele está cometendo um delito, por utilizar algo ilícito, porém é necessário entender que diversos fatores levam ao ato.

Normalmente, o uso de drogas se dá pela rejeição familiar e social; pela curiosidade ou  necessidade de se sentir pertencente a um grupo ou a algo; desejo por novos sentimentos; ou o início da criação de uma outra realidade.

Depois disso, se um indivíduo fica satisfeito com o uso, geralmente consome quando tem oportunidade. 

Sem se preocupar com as consequências ou adversidades decorrentes do uso, e no processo nocivo a saúde física, mental, emocional, social e para quem acredita no adoecer espiritual.

Devido aos anos de vivência e experiência de atuação do Grupo Casoto, é possível dizer que a mudança entre o uso e abuso pode ser muito rápido pela percepção da família, por isso é importante ficar atento aos sinais listados abaixo:

• Mentir, mesmo quando é mais fácil dizer a verdade;

• Culpar os outros, sabendo que não são culpados;

• Ritualizar o seu comportamento;

• Afastar-se dos outros.

A pessoa passa a ter um mundo emocional e mental secreto para se refugiar, e se retirar a fim de viver um estilo de vida adictivo. 

É nesta fase que:

• Os dependentes à comida começam a esconder comidas;

• Os dependentes ao sexo começam a ir às prostitutas ou ter relações múltiplas;

• Os dependentes ao jogo abrem contas secretas ou arranjam empregos secretos;

• Os alcoólicos começam a beber aguardente antes de ir para casa.

Essa relação entre o indivíduo e cada substância psicoativa pode variar conforme a situação e é inofensiva ou quase isenta de riscos. 

Mas também pode levar ao uso disfuncional grave e causar prejuízos biológicos, psicológicos e sociais. 

Infelizmente, na maioria das vezes, os familiares, cônjuges ou amigos mais próximos do usuário, são os últimos a saberem que seu ente querido, está se relacionando com as drogas e comumente é devido aos problemas ocasionados com o uso recreativo ou abusivo de substâncias.

Durante as diversas experiências com as substâncias psicoativas, como também o passar do tempo e a continuidade do ciclo de uso, o usuário sofre diversas modificações físicas, mentais e principalmente comportamentais.

Alterações no humor e comportamento, são os primeiros sinais do abuso das drogas por uma pessoa.

Ela pode se tornar mais introvertida, introspectiva e até mostrará sinais de culpa, depressão profunda ou tristeza, a intolerância, irritabilidade, ansiedades excessivas, baixo desenvolvimento acadêmico, profissional, desinteresse pelas atividades familiares ou sociais, o isolamento, baixa crítica, entre outras disfuncionalidades.

As consequências de ser um usuário de drogas?

É impossível afirmar que não há uma relação com drogas sem qualquer tipo de perda ou prejuízo, por isso devemos estar atentos às consequências decorrentes do uso de substâncias psicoativas a médio e longo prazo, no intuito de prevenir e fazer as intervenções necessárias para você ou para o seu ente querido.

A médio prazo é comum identificar algumas alterações físicas e comportamentais como:

  • Perda ou aumento de peso;
  • Problemas dermatológicos;
  • Problemas odontológicos; 
  • Alterações na qualidade do sono
  • Mudança de bruscas de hábitos alimentícios;
  • Alterações nos sentidos;
  • Desinteresse por atividades sociais e familiares que não possuam relação com uso de drogas;
  • Desinteresse pela área profissional;
  • Alterações bruscas de humor;
  • Pensamentos e tendências suicidas;
  • Síndrome do pânico e transtorno de ansiedade generalizada (TAG);
  • Esquizofreniadelírios e surtos psicóticos, entre outros transtornos mentais.

O usuário de drogas que já tem pré-disposições orgânicas e genéticas a doenças mentais com o abuso das substâncias pode potencializar esses danos.

Quanto tempo demora a recuperação de um dependente químico

É necessário um acompanhamento do indivíduo por, pelo menos 6 meses, podendo demorar de 1 a 5 anos o tempo de acompanhamento da pessoa, dependendo da adesão ao plano de tratamento individual.

Nos primeiros 6 meses a equipe de tratamento tenta deixar a pessoa completamente livre das drogas, sempre trabalhando diversos aspectos para evitar uma recaída, e para que a pessoa possa reconstruir sua vida. Nos meses seguintes, o acompanhamento visa fortalecer novas atitudes e empoderamento.

Depois desse período a pessoa pode ter alguma recaída, mas o importante é perseverar e seguir em frente com o tratamento. Por vezes, a pessoa precisará ainda de um acompanhamento, tendo 2 ou 3 consultas por ano, durante um longo período.

Além dos prejuízos em relação à saúde física e mental, o usuário de drogas também está sujeito às mais diversas transgressões que acarretam detenções ou prisões em instituições penais ou até mesmo a morte. 

Já a longo prazo, as consequências são mais severas e muitas vezes irreversíveis. Hepatologias, como hepatites ou câncer no fígado, doenças degenerativas, doenças respiratórias, estomacais, doenças sexualmente transmissíveis, diversos transtornos mentais, sendo os resultados finais a morte.

A curto, médio ou longo prazo, o uso de drogas causa consequências traumáticas, dolorosas e tem como característica principal ou resultado final a degradação moral, física, emocional e se você acredita, a falência espiritual.

Esses usuários podem ser homens ou mulheres sem distinções da etnia, classe social, gênero ou até mesmo o credo. Eles estão nas famílias, nos escritórios, nas indústrias, nas avenidas, ruas, vielas, mansões, bares, pontos de vendas de drogas, enfim, seja ele um membro produtivo da sociedade ou não. Usuário de drogas: Como identificar e buscar um tratamento

O internamento para tratar o vício por drogas pode acontecer de forma voluntária, quando a própria pessoa quer iniciar o tratamento, ou pode ser involuntário quando são os familiares que fazem um pedido ao médico para internar a pessoa contra a sua vontade, especialmente quando existe um risco elevado contra a sua vida e das pessoas que a rodeiam, no entanto, os internamento

Entramos em contato

Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?