Telefone (11) 4249-0224 Telefone (11) 4249-2545 celular whatsapp (11) 95466-3011 celular whatsapp (11) 94797-6909 Chamar pelo WhatsApp

Tratamento Medicamentoso de Dependentes Químicos

Data: 15/05/2018 Categoria: Dependência Química / Voltar

Tratamento Medicamentoso de Dependentes Químicos

O tratamento medicamentoso de dependentes químicos tende a variar na clínica de recuperação, afinal sabemos que cada pessoa é atendida conforme o grau de dependência química. Cada caso é avaliado conforme a necessidade de tratamento, essa avaliação tende a analisar a abstinência e a quantidade de entorpecentes que eram utilizados anteriormente.

A dependência química tem feito diversas vitimas de diversas partes da sociedade. Muitas pessoas consideradas sensatas e com família acabam por sucumbir ao uso de vários tipos de drogas. A dependência química é considerada pela OMS doença desde 2001, dessa maneira a pessoa que está dependente de elementos químicos está doente e precisa ser tratada.

 

Entendendo a dependência química

É importante entender que a dependência química é algo extremamente grave, e traz diversos problemas, tanto para a família quanto para o usuário. Mas muitas vezes as perguntas mais frequentes dos familiares são: por que a pessoa entrou para a dependência química? Como a pessoa caiu nessa armadilha? São perguntas que não calam.

É importante saber que a dependência química está cadastrada como o CID-10 da Organização Mundial da Saúde (OMS). A dependência química é um conjunto de fenômenos que são comportamentais, fisiológicos e também cognitivos que são desenvolvidos após o uso de substâncias químicas durante um determinado período de tempo.

É importante saber que a dependência química é crônica, e pode se desenvolver por diversos fatores na vida do indivíduo que faz uso de drogas. Fatores genéticos também são avaliados visto que pode ter grande importância para facilitar a dependência química. Além da genética são avaliados o ambiente em que a pessoa convive, fatores ambientais, entre outros.

 

Quais são os tipos de tratamento medicamentoso de dependentes químicos?

Ainda são muito avaliados no centro e clínica de recuperação a questão do uso de medicamentos para combater a dependência química. O que se sabe ao certo é que a dopamina é uma das responsáveis pela vontade do dependente em retornar a usar a substância química, e com a modernização dos equipamentos de imagens cerebrais novas descobertas tem sido feitas.

Geralmente o ideal é que os tratamentos durem no mínimo 90 dias, afinal antes disso é bem difícil uma pessoa se libertar da dependência química. Atualmente alguns medicamentos são utilizados nos tratamentos contra a dependência química. A maconha por exemplo um medicamento que parece ajudar se chama rimonabanto tem eficácia contra esse vício.

Já a cocaína que é uma droga um pouco mais complexa, ainda não possui um medicamento que realmente corta esse efeito, porém nos tratamentos são utilizados remédios que são anticonvulsivante tipo o topiramato e até mesmo o pergolide. A heroína que é uma das mais pesadas e mais antigas, pode ser cortada com metadona, porém sabemos que esse medicamento também é capaz de levar a dependência química.

Agora a droga que está sendo a destruidora mais forte de todas: o crack, que geralmente consegue fazer uma pessoa viciar na primeira ou segunda dose. Os remédios que são capazes de amenizar os sintomas dessa droga são bem comuns: risperidona, modafinil e novamente o topiramato.

 

Como funciona a internação na clínica de recuperação?

Geralmente a intervenção ocorre através da internação involuntária, pois dificilmente o dependente químico vai reconhecer que está doente, pelo contrário geralmente acreditam que podem parar de usar as drogas no momento que desejarem que isso ocorra. Porém não funciona assim e a família entende que não é fácil dessa maneira.

A internação involuntária é solicitada para que a equipe médica consiga efetuar o tratamento para dependência química e alcoolismo, dessa maneira o usuário é avaliado completamente pela equipe médica e então são prescritos os tratamentos para o mesmo. Mesmo solicitando a internação o ideal é que a família saiba exatamente o que está ocorrendo.

Na clínica de recuperação, além dos tratamentos medicamentos que existem a equipe é composta por psicólogas (os) e terapeutas que ajudam o paciente a passar por essa fase de uma maneira menos complicada.

Conclusão

A Clinica de Recuperação Casoto - Tratamento de Drogados e Alcóolatras tem realizado esses tratamentos a 16 anos, recuperando vidas da dependência química e do alcoolismo, e ajudando na reestruturação familiar. Entre em contato conosco e conheça nossos tratamentos disponíveis e nossa metodologia de recuperação.

*Nome:
*E-mail:
Telefone:

Mensagem

Clínica de Reabilitação de Drogas

Nossas clínicas funcionam com profissionais habilitados, treinados e especializados na área da saúde com as especialidades em dependentes químicos. Funcionam 24 horas para melhor atender os clientes, fazem o recolhimento do paciente nas suas residências ou em qualquer lugar que o mesmo esteja.

Onde os pacientes vão ter um atendimento contínuo durante todo o tempo de internamento e tratamento, dando também o apoio adequado após sua saída.

Ler mais

Clínica de Recuperação Casoto

A Clínica Casoto tem uma grande experiência no meio de recuperação e internação de dependentes químicos, e não só isso, também tem o cuidado de prestar assistência aos seus familiares. Isso porque além do dependente a sua família precisa de alguma ajuda.

Ajuda essa que será muito útil no decorrer do tratamento do dependente, já que a Clínica Casoto é referência em tratamento de dependentes químicos.

Ler mais

Clínica de Recuperação Feminina

Muitas mulheres hoje em dia acabam utilizando drogas por diversos motivos. Muitas delas não conseguem conciliar sua vida com trabalhos extras e também são acometidas por problemas afetivos.

Ler mais

Comunidade Terapêutica

A Comunidade Terapêutica é como se fosse uma sociedade privada onde sua finalidade não é arrecadar dinheiro, mais sim, ajudar pessoas que sofrem de algum transtorno, ou distúrbio decorrentes do abuso de drogas.

Ler mais

Residência Terapêutica

Os cuidados nessas residências são praticamente os mesmos de uma clínica, já que existem profissionais do mesmo jeito das clínicas e com as mesmas capacidades profissionais das mesmas. Só que suas particularidades é dar um maior conforto mental para essas pessoas.

Com isso tirando-as de regimes mais fechados e dando a oportunidade de viver em um lugar com os aspectos mais parecidos com os lares que a muito não vêem.

Ler mais

Profissionais

O conjunto de profissionais que colabora com a recuperação promovida pela Clínica Casoto é composto por médicos especializados no tratamento físico, psicólogos para a recuperação da mente e terapeutas ocupacionais, holísticos e cognitivos para a reorganização do corpo e da razão.

A equipe também possui nutricionistas e cozinheiras capazes de promover uma boa alimentação, algo que é extremamente essencial para a reabilitação de um corpo degradado pelo uso intensivo de drogas lícitas ou ilícitas. 

Ler mais

Blog

Procedimento da Internação Compulsória

Procedimento da Internação Compulsória

Os tratamentos e a internação compulsória parecem muito complicados, porém são mais simples do que parecem, o procedimento do tratamento é muito questionado, afinal com o aumento dos dependentes químicos as coisas ficaram um pouco mais complicadas....

Ler mais

Clinica Viva Vida
Procedimento da Internação Involuntário

Procedimento da Internação Involuntário

O procedimento da internação involuntário é muito questionado, afinal com o aumento dos dependentes químicos as coisas ficaram um pouco mais complicadas, e essas informações são algumas das mais buscadas....

Ler mais

Clinica Viva Vida
Tratamento em Clínica de Recuperação de Menor de Idade SP

Tratamento em Clínica de Recuperação de Menor de Idade SP

Uma clínica de recuperação de drogas e álcool funciona nada mais do que em um ambiente preparado para o tratamento de menor de idade - SP tanto no sentido estrutural, como também no funcional para acolher um dependente químico....

Ler mais

Clinica Viva Vida