Desintoxicação alcoólica

As pessoas que apresentam dependência de álcool podem sofrer com a abstinência da substância. A desintoxicação alcoólica é um dos passos para conseguir se livrar do vício, fazendo parte das etapas do tratamento. Dessa forma, é importante saber como pode ser realizado e como é o processo.

A abstinência alcoólica apresenta diversos sintomas quando a pessoa sofre de dependência e para de utilizar a substância. Com isso, podem apresentar irritabilidade, ansiedade, fadiga, depressão, entre outros. É um sintoma muito comum em alcoólatras que estão começando o seu processo de reabilitação.

Riscos do alcoolismo

O número de alcoólatras segue crescendo no mundo todo, sendo um dos principais causadores de mortes. O álcool é responsável também para o desenvolvimento de diversas doenças que podem levar a pessoa a morte.

Dependendo da intensidade do uso de álcool da pessoa, quantidade em que tomou a vida toda e outros fatores como predisposição genética e idade, os sintomas da abstinência podem se manifestar de formas diferentes.

Eles podem ser moderados ou muito graves, com um risco grande de levar o paciente ao óbito. Costumam aparecer logo que a pessoa desperta, principalmente durante as manhãs. A explicação é que a concentração de álcool no sangue vai diminuindo durante o sono.

A síndrome da abstinência alcoólica é uma das consequências do alcoolismo e pode apresentar uma série de sintomas desagradáveis. A pessoa que decide tratar a sua dependência física e psíquica do álcool, vai ter que passar por um processo intenso de reabilitação, incluindo o corte definitivo das bebidas alcoólicas na sua vida.

Essa é uma interrupção que faz parte da desintoxicação alcoólica e pode apresentar diversos sintomas que vão constituir a abstinência alcoólica. É um processo muito delicado e que pode ser difícil de encarar sem a ajuda de profissionais médicos.

Procure ajuda

A primeira parte do processo de desintoxicação tem que ser a pessoa se dar conta de que necessita de ajuda, procurando lutar contra o seu vício ao encontrar a ajuda profissional para isso. O processo de reabilitação é muito delicado e pode levar as pessoas a passarem por diversa recaídas.

A abstinência do álcool pode trazer sintomas e perturbações que são complicadas de lidar sozinho. Dessa maneira, a pessoa que quer passar por uma reabilitação precisa entender que vai precisar de ajuda médica para que esse momento consiga ser mais confortável e com sintomas aliviados.

Parte da desintoxicação é fazer com que os sintomas da abstinência sejam diminuídos, além de prevenir as possíveis complicações de saúde. O paciente não vai mais sentir vontade de beber, preparando para que ele possa conseguir enfrentar as próximas etapas do tratamento, com a ajuda de terapias.

Podem ser indicados alguns remédios para ajudar na desintoxicação, contribuindo para que esse processo seja ainda mais definitivo. Depois disso, o paciente tem que ser encaminhado para uma terapia, seja grupal ou individual, conseguindo trabalhar as questões psicológicas da dependência química.

Uma clínica de recuperação está prontamente preparada para atender e oferecer o melhor tratamento contra o alcoolismo, com profissionais multidisciplinares e espaço acolhedor.