Apoio a família de dependente químico

Apoio a família de dependente químico


Ter um dependente químico dentro de casa se faz necessário dar o apoio a família de dependente químico. É muito doloroso para o familiar ter que ver a pessoa querida se prejudicando, lidando com as mentiras e o medo dessa pessoa ter problemas mais graves no futuro, como é o caso daqueles que roubam para comprar drogas.
É bem comum que a família tenha que estar sempre atenta e esperando pelos problemas que a dependência química faz com a pessoa. A solução mais imediata e melhor é conseguir afastar o dependente das drogas, tomando uma decisão mais dolorosa, mas necessária para a recuperação. O importante é demonstrar compreensão e apoio mesmo nestes momentos
.
Como ajudar o dependente químico?
A convivência dentro de casa com um dependente químico é difícil e muito desgastante, mas é preciso tentar não confrontar o usuário. A vida dele já está instável e ele também está passando por dificuldades, por isso o primeiro passo é tentar dialogar com ele, demonstrando o apoio a família de dependente químico.
Conversar com o dependente sobre os motivos para que ele tenha começado a usar essas substâncias, tentar entender o que está causando e passando pela sua mente. A partir disso, é importante procurar um lugar que possa dar o apoio e o suporte necessário para que ele consiga resolver esses problemas e interromper o uso de drogas.
É importante também saber que não dá para afastar o dependente químico da vida e do convívio familiar se não for para uma internação involuntária em uma clínica de recuperação. Expulsar o dependente de casa vai piorar os sintomas e a necessidade dele de usar as drogas, agravando a dependência.

Como se posicionar perante essa situação?
Até mesmo para aqueles casos em que o dependente não reconhece o seu vício, a família precisa estar frisando de que não está sendo a favor desse vício, conduzindo a conversa para uma busca de tratamento e ajuda para resolver essa questão.
É preciso também entender que a família não é a causa dos vícios e essa culpa não precisa ser assumida. O apoio a família de dependente químico é pensar que eles não causaram isso, não podem curar isso e não podem controlar isso. Tirar essa responsabilidade das costas é importante para que o tratamento de dependência química e alcoolismo em clínica de recuperação seja possível.
Essa compreensão da família em saber que não são a causa da dependência química é uma forma de continuar demonstrando que são contra o uso de drogas, mas sem precisar assumir a responsabilidade disso. O passo mais importante que o familiar pode dar é buscando o tratamento e levando o usuário a encontrar esse tratamento de dependência química e alcoolismo.
A família pode colaborar com o vício de maneira inconsciente e isso acontece quando o familiar não toma nenhuma atitude para interromper o vício e por isso acaba sofrendo as consequências deste mal. É muito importante demonstrar ser contra e é muito importante intervir nessa dependência, levando o dependente a buscar tratamento de dependência química e alcoolismo.

Apoio a família de dependente químico
É bem comum que os familiares acabam pagando as dívidas do dependente ou que continuem dando dinheiro, incentivando ainda mais o consumo de drogas. Isso pode acabar com alguns problemas na hora, mas não vai impedir do dependente de usar as substâncias que usa, trazendo ainda mais problemas e não soluções.
Quem tem um familiar que é dependente químico, também precisa de apoio a família de dependente químico. Por isso, para que isso não seja tão sofrido, a família precisa buscar um tratamento de dependência química e alcoolismo para conseguir livrar o familiar desse mal.
Encontrar mais pessoas que passam por esse problema pode ser um bom apoio e uma maneira de ter mais forças para conseguir lidar com esse problema. Indicar o tratamento para o familiar e para o dependente é importante para que o problema seja resolvido e ambos tenham condições de evitar que se repita.

Conclusão
Dar apoio a família de dependente químico é uma função também da clínica de recuperação, garantindo que o familiar vai encontrar a recuperação e ter uma vida novamente feliz e saudável.