Depressão com sintomas psicóticos


Depressão com sintomas psicóticos

Você sabia que existe depressão psicótica? E que pessoas com depressão podem sim ter manifestações psicóticas? Na verdade, a maioria das pessoas tem medo desse assunto, entretanto, é extremamente importante conhecer.

Essa é uma condição clínica, porém, poucas pessoas entendem exatamente como acontece, e de que maneira ela ocorre. O fato é que alguns estudos apontam que essa doença já aparece em 15% dos casos de depressão, ademais, as características não fogem do comum da depressão.

 

O que é a depressão psicótica?

 

A pergunta aqui é: o que é a depressão psicótica afinal? De acordo, com a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), essa é uma depressão grave com sintomas psicóticos e está catalogada no código F33.2.

A doença ainda é caracterizada como “Transtorno depressivo recorrente”, na verdade, esse tipo de transtorno é aquele que possui ocorrência repetida de episódios depressivos, que também são correspondentes à descrição da ocorrência de episódio depressivo na ausência dos demais episódios.

Essa depressão em si, acaba sendo definida justamente por episódios depressivos repetidos, sendo que a mesma acaba ocorrendo com sintomas psicóticos, desde que não haja episódios anteriores de mania.

 

Conheça as causas da depressão psicótica

 

Atualmente não podemos apontar exatamente qual é a causa dessa depressão com sintomas psicóticos, porém, alguns fatores biológicos, hereditários e de ambiente, acabam sendo fatores capazes de influenciar nessa condição.

Com relação à questão hereditária, é bem comum pessoas com histórico familiar de transtornos metais, acabem possuindo maiores chances de desenvolver essa doença. Já do lado biológico, esse problema realmente pode ocorrer devido a alterações hormonais do corpo.

 

Quais são as causas da depressão?

 

É bem comum que genes em combinação com várias situações de trauma e de grande estresse, acabem desencadeando distúrbios na produção das substâncias químicas no cérebro, e isso acaba explicando essa condição.

Conhecer os sintomas da depressão psicótica, deve ser imprescindível. Primeiramente a pessoa precisa entender quais são os sintomas para poder buscar ajuda médica, e somente podem ser percebidas com o mínimo de conhecimento do que ocorre.

Desta maneira, a identificação de sintomas acaba ajudando para que a pessoa tenha um tratamento precoce, permitindo que a mesma possa se recuperar de formas mais adequadas, confira abaixo os sintomas mais comuns:

  • Tristeza constante e profunda;
  • Humor muito deprimido;
  • Níveis muito baixos de energia;
  • Completa falta de interesse;
  • Insônia;
  • Muita dificuldade de se concentrar;
  • Alterações no peso e apetite;
  • Alucinações e delírios;
  • Agitação extrema;
  • Pensamentos recorrentes de suicídio e morte;

 

Será que a depressão psicótica tem cura?

 

Muitas pessoas possuem um anseio e desejam saber se realmente existe uma cura para essa depressão, entretanto, saiba que não é muito fácil. A depressão de forma geral, não possui cura, contudo, é possível controlar esses sintomas, e permite que a pessoa leve uma vida normal desde que faça tratamento.

Entenda ainda, que não é possível falar em recuperação completa, e sim de um tratamento completo dos sintomas, depois de atenuados é bem mais fácil ter uma vida mais plena e saudável.

Entramos em contato

Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?